quinta-feira, 7 de março de 2013


Reorganizando o frigorífico

Antes de começar a treinar há um aspeto muito importante a cuidar – A alimentação.

De nada serve treinar loucamente se não fizermos uma alimentação equilibrada e direcionada para os objetivos que pretendemos atingir, na verdade, uma má alimentação pode arruinar todo o tempo investido no ginásio.

Assim, primeira coisa a fazer, é reorganizar o frigorífico e dispensa, livrando-nos sem dó nem piedade, de todos os alimentos que poderão prejudicar os resultados dos nossos treinos.

Não podemos ter pena de nos livrar daquele chocolate que amamos, daquelas batatinhas fritas estaladiças, das bolachinhas deliciosas, ou das pipocas extra manteiga, solidárias companheiras de tantos serões preguiçosos em frente à TV….

Se queremos mudar o nosso corpo, temos de mudar também os nossos hábitos alimentares. Teremos que fazer uma alimentação equilibrada e adequada em nutrientes e calorias tendo em atenção que não poderão faltar nunca, os seguintes nutrientes:

Proteínas: Encontram-se nas carnes brancas e vermelhas, leite e seus derivados e soja.

Carbohidratos: Encontram-se nos cereais, arroz, massas e legumes. Devemos escolher os carbohidratos complexos, porque são absorvidos pelo organismo de forma muito lenta. Entre eles, arroz, cereais integrais massas e legumes.

Gorduras: Sim, gorduras!!! Nem toda gordura é considerada prejudicial para o organismo. As gorduras insaturadas, ou “boas gorduras”, fornecem energia para o corpo e ajudam a diminuir o LDL (o colesterol ruim). As “ boas gorduras” encontram-se no azeite, nozes, amêndoas, peixes, e óleos de origem vegetal.

 Fibras e vitaminas: As fibras são essenciais para uma digestão eficaz e não podem faltar na dieta. Por sua vez, as vitaminas são essenciais no rendimento muscular, e podem ser encontradas em quase todos os alimentos.

Assim, depois de esvaziar o meu frigorífico e a dispensa de tudo o que estava a mais ( aperitivos, batatas fritas, pão branco, chocolates, compotas, queijos, manteiga, vinhos, cerveja, maionese, enchidos, bolachas, cereais açucarados, arroz branco, puré de batata...), ficaram os seguintes sobreviventes saudáveis:

 

 

(Salmão, atum, ovos, peitos de frango, peitos de perú, atum em água, albumina, arroz integral, torras integrais, legumes e saladas, espargos, rebentos de soja, cogumelos, ervas aromáticas, frutas, frutos secos, manteiga de amendoim, batata doce, arroz integral, queijo magro,chá verde, água …)

A primeira etapa já está!!!...Agora é só começar a treinar a valer :)))



2 comentários: