sexta-feira, 22 de março de 2013

Água - A nossa melhor aliada


O nosso corpo é constituído maioritariamente por água, cerca de 70%. A água é necessária para o bom funcionamento do organismo e a adequada ingestão de água tem efeito directo na pele, na digestão, no sistema imunológico, no bom funcionamento dos rins e intestinos, ou seja, em todas as funções vitais do nosso organismo.
Não podemos esquecer-nos de beber água diariamente, muito menos, se praticarmos exercício  físico. Ao treinarmos durante uma hora, por exemplo, o nosso organismo perde mais água do que a que é capaz de produzir. Para além disso, estamos constantemente a perder água através da respiração, da transpiração, da urina e das fezes. Se não repusermos a água no organismo dá-se a desidratação que é extremamente prejudicial e pode por em causa a dieta e a rentabilidade dos treinos.
Devemos beber água antes de começarmos o exercício e durante o exercício não devemos bebe-la apenas quando temos sede. A desidratação acontece mesmo antes de reconhecermos a sensação de sede.
Mas, que quantidade de água devemos beber por dia? A verdade é que essa quantidade de água depende de pessoa para pessoa. Contudo existe uma formula, não 100% exata, mas que nos dá uma ideia da quantidade de água que precisamos à partida:
Peso em kg/30
Exemplo:
Uma pessoa com 60 kg deverá beber diariamente no mínimo 60/30=2 litros                  
Se praticarmos exercício físico, se estivermos em ambientes de elevadas temperaturas ou com ar condicionado, esta quantidade deverá ser aumentada.
Ao longo do tempo, vamos conhecendo o nosso organismo e sabemos exactamente que quantidade de água ele nos pede.Temos apenas de estar atentas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário