sexta-feira, 22 de março de 2013

Benefícios da manteiga de amendoim


 
Uma das coisas que não pode faltar na despensa de quem pratica musculação é manteiga de amendoim. Já algumas pessoas me têm perguntado se a manteiga de amendoim é mesmo boa para a saúde. Digo sempre que depende, se a comermos com geleia e pão, não! Mas, se a comermos sozinha e em pequenas doses, sim, é boa para a saúde.
A maioria das pessoas fica assustada com a quantidade de calorias presentes na manteiga de amendoim, mas o que não se lembram é que essa manteiga é rica em gorduras boas que baixam o colesterol mau (LDL) prevenindo assim as tão temidas doenças cardiovasculares.
Para além disso a manteiga de amendoim é uma grande fonte de proteínas, vitaminas e antioxidantes.
Apesar de serem só vantagens, é preciso terem muito cuidado quando forem comprar a vossa manteiga, escolham uma de boa qualidade, com baixo teor de sal e açucar.
Eu faço a minha manteiga de amendoim em casa, e confesso, que até prefiro, porque fica muito menos doce e muito mais saborosa.
A receita é esta:
Ingredientes
 3 copos de amendoim sem casca
 ½ colher de café de sal grosso
 2 colheres sopa de mel
 1/3 xícara de óleo de amendoim.

Preparação
Primeiro colocam-se os amendoins numa assadeira e vão a torrar em forno médio, sem queimar. Depois de frios, retira-se a pele e colocam-se no liquidificador com os outros ingredientes, batendo sempre, até formar uma pasta homogénea.
Não costumo deitar os amendoins e óleo todos de uma vez, faço-o aos poucos, para a mistura ficar bem bastante cremosa.

 

5 comentários:

  1. Boa tarde, eu revendo creme de amendoim totalmente natural, sem gordura hidrogenada, sem gluten e sem lactose. Confiram.
    Nosso site: www.comprasaudavel.com

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentar esta receita e depois dou feedback. Tenho ordem para me deliciar com uma colher de manteiga de amendoim ;)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    Ótima dica e ótima receita. Uma alternativa que indico são os Cremes de Amendoim prontos para uso da Amendoim e Cia, www.amendoimecia.com.br. Natural sem açucar, crocante, com mascavo e com Alfarroba. Sem aditivos, sem açúcar branco, sem sal, sem gordura trans etc. etc. Sou o representante para a Grande São Paulo. Estou à disposição no email sergio.hbf@terra.com.br ou pela Facebook, Sergio Freire.

    ResponderExcluir
  4. É possível fazer manteiga de amendoim apenas com amendoim, não é necessário utilizar mais nada :)

    ResponderExcluir