quinta-feira, 4 de julho de 2013

Importância dos alongamentos


Muitas vezes esquecidos, os alongamentos, são dos exercícios mais importantes que podemos fazer. Muitas vezes, não lhes damos a devida importância, mas na verdade, alongamentos   bem feitos, fazem toda a diferença no treino e no pós treino.
Alongar o músculo, é “esticar” o músculo fazendo com que esse aumente de comprimento e consequentemente ,  ganhe  mais  flexibilidade.
Nós inconscientemente fazemos alongamentos, ao espreguiçarmos quando acordamos, ou quanto esticamos os braços ou costas, por passar tanto tempo à secretária.

 
Quando devemos fazer os alongamentos?
Essa questão tem sido muito discutida e controversa ao longo dos tempos. Antes defendia-se que os alongamentos deviam ser feitos antes, para aumentar a agilidade e evitar desagradáveis lesões musculares. Contudo, estudos recentes comprovam que os alongamentos antes do treino em nada evitam as lesões e os riscos do alongamento antes do treino incluem a diminuição da força.
 Os alongamentos devem ser feitos depois do treino para relaxar o músculo da tensão que sofreu enquanto esteve a ser trabalhado e ajuda a minimizar a fadiga muscular do dia seguinte. O ideal, é alongar após trabalhar cada grupo muscular e não guardar todos os alongamentos para o fim do treino.
Há mais tendência para alongarmos quando trabalhamos grandes grupos musculares, mas não nos devemos esquecer que os mais pequenos também são para alongar.
 
 
 
Como alongar?
 
 
 

 
Alguns benefícios dos alongamentos:
 
- Corrigem a postura
- Aumentam a flexibilidade
- Relaxam
- Diminuem a fadiga pós treino
 
Em resumo:
Antes de começarem a treinar, deverão fazer exercícios de aquecimento e no final alongamentos.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário